Tenho Hérnia de Disco, Posso Fazer Exercício Físico?

Para quem gosta de praticar esportes, poucas coisas são tão ruins quanto ter de parar de fazer atividade física por causa de uma lesão ou problema de saúde…

Entre as diversas condições que costumam impedir as pessoas de treinar estão os problemas de coluna, que segundo a OMS (Organização Mundial  da Saúde) 80% da população tem ou terá em algum momento da vida.

A hérnia é o deslocamento dos discos localizados entre as vértebras da coluna. Eles têm a função de amortecimento e suporte. As causas tem muito a ver com questões genéticas e estilo de vida, tabagismo, sedentarismo e más posturas mantidas, por exemplo.

Os casos de hérnia de disco tendem a se manifestar na região cervical e na lombar. O problema pode provocar dores, queimação e outros tipos de incômodo na região, inclusive em outros lugares das costas, devido à irradiação.

Para quem ainda não está em tratamento, o indicado é não praticar exercícios de alto impacto (corrida, saltos) e/ou que gerem sobrecarga na coluna (como agachamento e stiff) até que se obtenha um diagnóstico preciso e liberação do fisioterapeuta.

Portanto, caso possua dores de coluna, procure um especialista, que realizará uma avaliação detalhada e fará as avaliações necessárias para descobrir se há algum problema relacionado a hérnia de disco e o que pode ser feito para tratá-lo de forma segura e individualizada. Evite suposições e nada de se automedicar e seguir com a rotina de treinos sem saber o que há com você.

A prevenção é a melhor forma de evitar sofrimento com dores na coluna ou desenvolver problemas ainda mais sérios, invista em saúde e economize em remédios!

Italo Jorge

Dr Ítalo Jorge é fisioterapeuta graduado pela Universidade Tiradentes - UNIT, mestrando em Saúde e Ambiente também pela Universidade Tiradentes - UNIT, pós graduado em Fisioterapia Traumato-ortopédica com Ênfase em Terapia Manual e Posturologia - UNOPAR, pós graduando em Biomecânica Aplicada ao Exercício pelo Instituto Valorize, possui formação Completa em Dry Needling na Síndrome Dolorosa Miofascial pela Sociedade Brasileira de Fisioterapia - SBF, é mentor do Grupo de Estudos em Posturologia Aplicada e Coluna - GEPAC, CEO do Studio Ícone Estética e Saúde Integrada, possui atuação clínica em fisioterapia preventiva e reabilitação ortopédica personalizada, atendimento esportivo, pós cirúrgico e protocolo de tratamento não cirúrgico de coluna vertebral.

Leave a Reply

Your email address will not be published.