Tenho Fibromialgia: O Que A Fisioterapia Pode Fazer Por Mim ?

A Fibromialgia é uma síndrome que afeta milhões de pessoas em todo o mundo, principalmente mulheres após os 50 anos de idade. Sua causa ou fisiopatologia ainda é indefinida, mas os sintomas são caracterizados por dor musculoesquelética crônica generalizada (duração superior a 3 meses) com hiperalgesia (excesso de dor) em pontos específicos, denominados “pontos sensíveis”.

O tratamento deve ser multiprofissional, e envolve o médico, o fisioterapeuta, o psicólogo e o nutricionista, em sua grande maioria. –

Com os recursos fisioterapêuticos podemos promover a melhoria da dor, o impacto, a fadiga, distúrbios do sono, qualidade de vida e flexibilidade muscular. Temos boas publicações de revisões sistemáticas que indicam o uso de:

•Eletrofototermoterapia (maior indicação do laser, TENS e da corrente interferencial associada ao ultrassom pulsado)

•Acupuntura e Eletro Acupuntura •Dry Needling e Eletro Dry

•Hidroterapia (níveis de maior aquecimento da piscina foram associados a maiores melhorias dos sintomas)

•Exercícios de flexibilidade

•Exercícios aeróbicos (maior recomendação para caminhada, dança e bike)

•Exercícios de fortalecimento muscular/resistidos/terapêuticos (sendo indicação principal e fundamental para pacientes fibromiálgicos)

•Educação em dor (melhora da percepção da doença)

É perceptível o papel fundamental do fisioterapeuta para auxiliar no tratamento de pacientes com fibromialgia. A técnica, quantidade e duração dos procedimentos deve ser bem avaliada e respaldada na anamnese, que engloba fatores psicossomáticos e demais informações clinicas. Mas é de suma importância manter o paciente ativo e realizando exercícios (que continua sendo o nosso principal remédio) sempre que possível.

Dr Ítalo Jorge – Fisioterapeuta (CREFITO- 275850-F)

Italo Jorge

Dr Ítalo Jorge é fisioterapeuta graduado pela Universidade Tiradentes - UNIT, mestrando em Saúde e Ambiente também pela Universidade Tiradentes - UNIT, pós graduado em Fisioterapia Traumato-ortopédica com Ênfase em Terapia Manual e Posturologia - UNOPAR, pós graduando em Biomecânica Aplicada ao Exercício pelo Instituto Valorize, possui formação Completa em Dry Needling na Síndrome Dolorosa Miofascial pela Sociedade Brasileira de Fisioterapia - SBF, é mentor do Grupo de Estudos em Posturologia Aplicada e Coluna - GEPAC, CEO do Studio Ícone Estética e Saúde Integrada, possui atuação clínica em fisioterapia preventiva e reabilitação ortopédica personalizada, atendimento esportivo, pós cirúrgico e protocolo de tratamento não cirúrgico de coluna vertebral.

Leave a Reply

Your email address will not be published.