Suco de beterraba: 5 benefícios e como preparar 

Suco de beterraba
Suco de beterraba

A beterraba é uma raiz, de sabor adocicado, que geralmente é utilizada como salada e em pratos refogados. Contudo, o suco de beterraba pode ser um forte aliado do corpo, porque possui diversos benefícios.

Um vegetal que tem uma quantidade boa de vitamina C, flavonoides e compostos fenólicos. Sendo uma ótima fonte de antioxidantes, que protegem o coração e o corpo do envelhecimento celular.

Um dos principais antioxidantes presentes é a betalaína, que confere a cor escura e atua contra as inflamações do organismo. Vamos conhecer os outros benefícios do suco de beterraba? Permaneça com a gente.

Benefícios do suco de beterraba

O suco de beterraba faz parte do grupo dos sucos detox, que conferem diversas vantagens ao organismo humano. Vamos conhecer agora os benefícios:

1. Reduz a pressão arterial sistêmica

Devido a presença de nitratos, que é uma substância que contribui para o relaxamento dos vasos, há uma melhora da circulação.

E por consequência acontece uma redução da pressão arterial.

2. Melhora o sistema imunológico

O suco de beterraba é capaz de melhorar a imunidade, pois é uma excelente fonte de zinco e vitamina C.

Principalmente, porque esses nutrientes participam diretamente das barreiras de proteção do corpo.

3. O suco de beterraba contribui para combater a anemia

Não há quantidades tão significativas de ferro, mas por possuir vitamina C em abundância o suco melhora os quadros de anemia.

Por que, a vitamina C é um coadjuvante no processo de absorção do ferro, permitindo que seja absorvida maior quantidade, aproveitando inclusive o ferro não heme (ferro dos vegetais).

4. Contribui para saúde muscular

Contém os minerais cálcio e potássio, que colaboram para a manutenção das fibras musculares, mantendo elas saudáveis por mais tempo.

5. Previne o envelhecimento celular

Um suco rico em antioxidantes, por ser rico em betalaínas e vitamina C. Ele combate o envelhecimento celular, através da eliminação dos radicais livres.

Que são substâncias que trazem danos oxidativos para o corpo, causando o envelhecimento precoce.

Suco de beterraba emagrece?

Sim, pode contribuir para o emagrecimento, por dois motivos.

O primeiro é que o suco de beterraba possui poucas calorias, em torno de 60 kcal e poderia substituir tranquilamente um lanche.

O segundo motivo é que ele contribui para eliminar a retenção de líquidos e melhora o trânsito intestinal, tudo isso acaba impactando no peso.

Como preparar o suco de beterraba?

O suco de beterraba é bem simples de ser preparado e não deve ser adoçado com nenhum tipo de açúcar. Observe a receita:

Suco detox de beterraba

Ingredientes:

  • Pepino ½ unidade média;
  • Beterraba ½ unidade média;
  • Suco de limão ½ copo;
  • Água filtrada gelada 200 ml.

Modo de preparo:

  • Higienizar muito bem o pepino e a beterraba;
  • Espremer o limão e retirar as sementes;
  • Liquidificar todos os ingredientes e consumir gelado.

Os benefícios do suco são adquiridos através do uso frequente. Por isso, pode ser consumido todos os dias 250 ml.

Importante ressaltar que pessoas que sofrem de pedras nos rins, devem evitar o consumo em excesso. Assim como, diabéticos, devido ao índice glicêmico.

Referências:

Calorias e Informação Nutricional de suco de beterraba. Disponível em: <https://www.fatsecret.com.br/calorias-nutri%C3%A7%C3%A3o/search?q=suco%20de%20beterraba>.

PLATAFORMA PORTUGUESA DE INFORMAÇÃO ALIMENTAR . Composição de Alimentos: Beterraba. Disponível em: <http://portfir.insa.pt/foodcomp/search?searchString=beterraba&comparisonOperator=0>

DE, F. et al. Influência da ingestão do suco de beterraba (Beta vulgaris L.) sobre o controle da pressão arterial / Influence of intake of beet juice (Beta vulgaris L.) on blood pressure control. Brazilian Journal of Development, v. 7, n. 4, p. 34683–34696, 2021.

Fernanda Correia

Nutricionista graduada pela Universidade Tiradentes (2017). Sua afinidade com a área de nutrição clínica vem sendo cultivada desde a época da graduação, onde foi corresponsável pela criação da Liga Acadêmica de Nutrição Clínica (LANUCLIN-UNIT), grupo de estudos voltado para a atualização e discussão de conhecimentos. Fez parte do corpo clínico do Ambulatório de Nutrição do Hospital Universitário da UFS, como voluntária, onde acompanhava a evolução dos pacientes após o procedimento de Cirurgia Bariátrica. Além da Nutrição Clínica, também atua na área de nutrição e empreendedorismo sendo sócia fundadora da Elementar, que tem atuação voltada para o controle de qualidade e processos estratégicos dos serviços de alimentação. Público Alvo e Nichos: - Adultos - Qualidade de vida - Reeducação Alimentar - Emagrecimento - Nutrição associada à estética

Leave a Reply

Your email address will not be published.