Quando Procurar Ajuda Para Dor Na Coluna?

Levanta a mão se ao longo dos últimos meses vocês sentiu algum tipo de dor na coluna. Saiba que você não está sozinho! 90% da população terá pelo menos um episódio ou crise de dor na coluna no decorrer da vida. Mas como saber se está dor na coluna esconde um problema mais sério?

O problema mais comum é a lombalgia aguda, com duração da dor menor que 12 semanas. Trata-se de uma dor que aparece na coluna lombar, que piora muito ao fazer qualquer movimento corporal. Por isso, a pessoa “anda com o corpo duro”.

A causa mais comum da lombalgia aguda é algum movimento inadequado como: carregar peso em excesso ou de forma errada; fazer rotação do corpo mantendo os pés parados no chão ao invés de rodar todo o corpo; ou até mesmo a tensão muscular excessiva (que pode ser proveniente de vários fatores, como o stress por exemplo).

Quando a dor na coluna dura mais que 12 semanas é caracterizada como lombalgia crônica e, por ter causa multifatorial, é bem mais difícil de ser tratada, requerendo a procura de um tratamento especializado.

Independentemente da duração da dor, o indicado é, ao surgimento dos sintomas, a procura por um fisioterapeuta para avaliar a gravidade do problema e iniciar o tratamento.

Sentir dor na coluna não é normal. A dor é um sinal de que algo não está bem. É necessário um tratamento especializado seja para hérnia de disco, dores no nervo ciático ou patologias da coluna vertebral. Com uma avaliação detalhada, é possível chegar a um diagnóstico cinesiofuncional preciso do problema, evitando cirurgias da coluna em mais de 95% dos casos.

Dr Ítalo Jorge – Fisioterapeuta (CREFITO- 275850-F)

Italo Jorge

Dr Ítalo Jorge é fisioterapeuta graduado pela Universidade Tiradentes - UNIT, mestrando em Saúde e Ambiente também pela Universidade Tiradentes - UNIT, pós graduado em Fisioterapia Traumato-ortopédica com Ênfase em Terapia Manual e Posturologia - UNOPAR, pós graduando em Biomecânica Aplicada ao Exercício pelo Instituto Valorize, possui formação Completa em Dry Needling na Síndrome Dolorosa Miofascial pela Sociedade Brasileira de Fisioterapia - SBF, é mentor do Grupo de Estudos em Posturologia Aplicada e Coluna - GEPAC, CEO do Studio Ícone Estética e Saúde Integrada, possui atuação clínica em fisioterapia preventiva e reabilitação ortopédica personalizada, atendimento esportivo, pós cirúrgico e protocolo de tratamento não cirúrgico de coluna vertebral.

Leave a Reply

Your email address will not be published.