Quando A Dor Nas Costas Do Meu Filho Pode Ser Algo Grave?
No momento em que ela passa a ser recorrente. Sempre que seu filho reclamar, pense nas atividades do dia que podem ter causado um desconforto maior na criança, como um novo exercício físico. Nesse caso, o incômodo costuma desaparecer sozinho e rapidamente. –
Mas, se a reclamação já se estende por mais de uma semana, é essencial procurar um especialista antes que a dor se torne crônica. Alerta vermelho se a criança também apresentar sintomas como febre, alteração de sensibilidade ou perda de força nos membros inferiores, pois podem indicar infecções.
Lembrando que a atividade física é a melhor maneira de reforçar a musculatura da coluna. A natação é uma das mais recomendadas para as crianças, já que tem baixo impacto devido à ação da água e ajuda no equilíbrio e sustentação. Outra opção é o pilates, pois alonga e fortalece os músculos.
Outra medida importante é deixar um ou dois dias livres na semana da criança para que ela descanse sua musculatura, sem atividades que exijam uma mesma posição por muito tempo.
A prevenção é a melhor forma de evitar sofrimento com dores na coluna ou desenvolver problemas ainda mais sérios, invista em saúde e economize em remédios!
–
Dr Ítalo Jorge – Fisioterapeuta (CREFITO- 275850-F)