Meu Filho Tem Dor Nas Costas, O Que Fazer ?

Segundo estudo publicado no jornal científico American Journal of Neuroradiology, cerca de 50% das crianças terão sentido alguma dor nas costas até os 15 anos. Mas o desconforto dificilmente surgirá antes dos 5, pois a  musculatura ainda não sofreu desgaste. –

Fique de olho se o seu filho tem 2, 7 ou  14 anos, pois é quando acontecem os chamados estirões de crescimento e também é comum sentir o desconforto.

Quais são as principais causas?

Má postura ou distensão muscular  e tensão causadas durante um jogo de futebol, uma brincadeira ou uma queda, por  exemplo, são alguns dos principais gatilhos. Carregar excesso de peso na  mochila escolar também é comum, e pode causar dores nos músculos, nas articulações, no pescoço e nos ombros.

A longo prazo, a carga extra afeta a postura da criança, o que pode levar à escoliose (coluna mais inclinada para um dos lados), hiperlordose (aumento da curvatura da coluna cervical e/ou lombar) ou hipercifose (a famosa corcunda, na coluna torácica).

Outro fator desencadeante é a obesidade infantil, que atinge uma a cada três crianças no Brasil, segundo dados do IBGE e também pode  provocar dores. O acúmulo de gordura na região lombar sobrecarrega a coluna e pode enfraquecer os músculos que a sustentam.

Lembre-se, a atividade física é a melhor maneira de reforçar a musculatura e a prevenção é a melhor forma de evitar sofrimento com problemas na coluna. Caso as dores sejam persistentes, e as reclamações recorrentes, leve seu filho a um profissional de sua confiança.

Dr Ítalo Jorge – Fisioterapeuta (CREFITO- 275850-F)

Italo Jorge

Dr Ítalo Jorge é fisioterapeuta graduado pela Universidade Tiradentes - UNIT, mestrando em Saúde e Ambiente também pela Universidade Tiradentes - UNIT, pós graduado em Fisioterapia Traumato-ortopédica com Ênfase em Terapia Manual e Posturologia - UNOPAR, pós graduando em Biomecânica Aplicada ao Exercício pelo Instituto Valorize, possui formação Completa em Dry Needling na Síndrome Dolorosa Miofascial pela Sociedade Brasileira de Fisioterapia - SBF, é mentor do Grupo de Estudos em Posturologia Aplicada e Coluna - GEPAC, CEO do Studio Ícone Estética e Saúde Integrada, possui atuação clínica em fisioterapia preventiva e reabilitação ortopédica personalizada, atendimento esportivo, pós cirúrgico e protocolo de tratamento não cirúrgico de coluna vertebral.

Leave a Reply

Your email address will not be published.