Mães Com Bebês, Como Evitar Dor Nas Costas?

A maneira como se carrega o #bebê é muito importante não apenas para as #mães, que costumam ter dores na coluna, como também para as crianças, que, por estarem em fase de desenvolvimento, podem acabar com algumas lesões ou até mesmo dificultar o desenvolvimento adequado.

O recomendado é deixá-los sempre em carrinhos, bebê-conforto ou no berço, com a cabeça apoiada. Sei que na prática isso não funciona muito bem, pois principalmente nessa fase, os bebês gostam de ficar no colo, né?! Porém vale dar uma atenção especial e deixá-los o mais confortável possível, pelo menos na maior parte do dia.

Na hora de carregar o bebê alguns cuidados são necessários, como por exemplo, sempre que sustentá-los na posição vertical, ter o cuidado de segurar a cabeça com uma das mãos. Atualmente muitas mães utilizam o #sling para carregá-los, o que também é uma ótima alternativa inclusive para as crianças com mais idade. –

O único cuidado que devemos ter com as crianças menores é manter-nos atentos ao apoio da cabeça, quando o bebê ficar mais firme, a mãe já pode colocá-lo no colo normalmente ou utilizar o sling mantendo a cabeça livre para que ele possa ter maior visão.

E você mamãe, na hora de segurar o bebê em pé tente não projetar o quadril para frente e assim manter a região #lombar alinhada. Muitas mães acabam desenvolvendo o hábito de colocar a barriga para frente e criar com ela um “banquinho” para o apoio do bebê. Essa #postura favorece o relaxamento da musculatura abdominal, criando a famosa barriguinha que depois não conseguimos tirar e, principalmente, força a coluna #lombar, ocasionando dores com o passar dos meses.

Por fim, procure iniciar a prática de exercícios leves assim que seu médico liberar, mesmo que em períodos de 15 minutos. Vá aumentando gradativamente o tempo dos #exercícios e o esforço físico. Atividades em água como hidroginástica e natação são uma boa opção.

A melhor forma de evitar esses problemas é investindo em tratamentos especializados na #prevenção das #dores na #coluna e alterações  #posturais, como por exemplo as técnicas de terapia manual. –

Dr Ítalo Jorge – Fisioterapeuta (CREFITO- 275850-F) 

Italo Jorge

Dr Ítalo Jorge é fisioterapeuta graduado pela Universidade Tiradentes - UNIT, mestrando em Saúde e Ambiente também pela Universidade Tiradentes - UNIT, pós graduado em Fisioterapia Traumato-ortopédica com Ênfase em Terapia Manual e Posturologia - UNOPAR, pós graduando em Biomecânica Aplicada ao Exercício pelo Instituto Valorize, possui formação Completa em Dry Needling na Síndrome Dolorosa Miofascial pela Sociedade Brasileira de Fisioterapia - SBF, é mentor do Grupo de Estudos em Posturologia Aplicada e Coluna - GEPAC, CEO do Studio Ícone Estética e Saúde Integrada, possui atuação clínica em fisioterapia preventiva e reabilitação ortopédica personalizada, atendimento esportivo, pós cirúrgico e protocolo de tratamento não cirúrgico de coluna vertebral.

Leave a Reply

Your email address will not be published.