Hérnia De Disco: É Preciso Fazer Cirurgia?

Quando uma pessoa é diagnosticada com hérnia de disco, um dos maiores temores é precisar de uma cirurgia. Mas ao contrário do que muitos pensam, na grande maioria dos casos, não é necessária.

Em artigo publicado na Clinical Rehabilitation, a revisão sistemática intitulada The probability of spontaneous regression of lumbar herniated disc: a systematic review, trouxe como objetivo determinar a probabilidade de regressão de todos os tipos de hérnia discal lombar, através de tratamento conservador.

Participaram do estudo 361 pessoas, com casos de hérnias de disco lombares. Elas possuíam 2 exames de imagem, um antes e outro após o tratamento. O caso era constituído de:

-60 discos abaulados

-93 discos protusos

-154 discos extrusos

-54 discos sequestrados

O estudo, concluiu que as regressões espontâneas de hérnias discais podem ocorrer e se resolver completamente apenas com tratamento conservador de fisioterapia e exercícios físicos, necessitando de intervenções cirúrgicas apenas na minoria dos casos, que não apresentam resposta com o tratamento conservador.

Os primeiros casos de reabsorção foram reportados em 1984 por Geino et. al. após o tratamento conservador. Um ano depois, Teplik e Haskin reportaram 11 casos de hérnia discal com regressão espontânea. E desde então pesquisadores vêm encontrando reabsorção com taxas variadas e animadoras.

A prevenção é a melhor forma de evitar sofrimento com dores na coluna ou desenvolver  problemas ainda mais sérios, invista em saúde e economize em remédios!

Dr Ítalo Jorge – Fisioterapeuta (CREFITO- 275850-F)

Italo Jorge

Dr Ítalo Jorge é fisioterapeuta graduado pela Universidade Tiradentes - UNIT, mestrando em Saúde e Ambiente também pela Universidade Tiradentes - UNIT, pós graduado em Fisioterapia Traumato-ortopédica com Ênfase em Terapia Manual e Posturologia - UNOPAR, pós graduando em Biomecânica Aplicada ao Exercício pelo Instituto Valorize, possui formação Completa em Dry Needling na Síndrome Dolorosa Miofascial pela Sociedade Brasileira de Fisioterapia - SBF, é mentor do Grupo de Estudos em Posturologia Aplicada e Coluna - GEPAC, CEO do Studio Ícone Estética e Saúde Integrada, possui atuação clínica em fisioterapia preventiva e reabilitação ortopédica personalizada, atendimento esportivo, pós cirúrgico e protocolo de tratamento não cirúrgico de coluna vertebral.

Leave a Reply

Your email address will not be published.