Hérnia De Disco: É Preciso Fazer Cirurgia?
Quando uma pessoa é diagnosticada com hérnia de disco, um dos maiores temores é precisar de uma cirurgia. Mas ao contrário do que muitos pensam, na grande maioria dos casos, não é necessária.
Em artigo publicado na Clinical Rehabilitation, a revisão sistemática intitulada The probability of spontaneous regression of lumbar herniated disc: a systematic review, trouxe como objetivo determinar a probabilidade de regressão de todos os tipos de hérnia discal lombar, através de tratamento conservador.
Participaram do estudo 361 pessoas, com casos de hérnias de disco lombares. Elas possuíam 2 exames de imagem, um antes e outro após o tratamento. O caso era constituído de:
-60 discos abaulados
-93 discos protusos
-154 discos extrusos
-54 discos sequestrados
O estudo, concluiu que as regressões espontâneas de hérnias discais podem ocorrer e se resolver completamente apenas com tratamento conservador de fisioterapia e exercícios físicos, necessitando de intervenções cirúrgicas apenas na minoria dos casos, que não apresentam resposta com o tratamento conservador.
Os primeiros casos de reabsorção foram reportados em 1984 por Geino et. al. após o tratamento conservador. Um ano depois, Teplik e Haskin reportaram 11 casos de hérnia discal com regressão espontânea. E desde então pesquisadores vêm encontrando reabsorção com taxas variadas e animadoras.
A prevenção é a melhor forma de evitar sofrimento com dores na coluna ou desenvolver problemas ainda mais sérios, invista em saúde e economize em remédios!
–
Dr Ítalo Jorge – Fisioterapeuta (CREFITO- 275850-F)