Excesso de Peso Aumenta a Chance de Desgaste e Dores na Coluna

A obesidade é uma doença que não para de crescer. Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), até 2025, cerca de 2,3 bilhões de adultos apresentarão sobrepeso e 700 milhões serão obesos. O número é assustador. Hoje, de acordo com o IBGE, 50,1% dos homens e 48% das mulheres estão acima do peso.

O excesso de gordura acumulada na região abdominal pode ser um problema e tanto para as costas, por forçar a coluna e provocar dores. Um estudo publicado no periódico Arthritis & Rheumatism ajuda a comprovar essa relação: adultos que estão acima do peso são significantemente mais propensos a sofrerem com degeneração do disco intervertebral da coluna lombar do que aqueles com peso normal.

Além do desgaste, o sobrepeso corresponde a um importante fator de risco para o desenvolvimento de hérnia de disco, uma vez que o gera sobrecarga na coluna vertebral, resultando no pressionamento dos discos.

Perder peso é primordial para evitar a sobrecargas vertebrais e a prevenção é a melhor forma de evitar sofrimento com dores na coluna ou desenvolver problemas ainda mais sérios, invista em saúde e economize em remédios! 

Dr Ítalo Jorge – Fisioterapeuta (CREFITO- 275850-F)

Italo Jorge

Dr Ítalo Jorge é fisioterapeuta graduado pela Universidade Tiradentes - UNIT, mestrando em Saúde e Ambiente também pela Universidade Tiradentes - UNIT, pós graduado em Fisioterapia Traumato-ortopédica com Ênfase em Terapia Manual e Posturologia - UNOPAR, pós graduando em Biomecânica Aplicada ao Exercício pelo Instituto Valorize, possui formação Completa em Dry Needling na Síndrome Dolorosa Miofascial pela Sociedade Brasileira de Fisioterapia - SBF, é mentor do Grupo de Estudos em Posturologia Aplicada e Coluna - GEPAC, CEO do Studio Ícone Estética e Saúde Integrada, possui atuação clínica em fisioterapia preventiva e reabilitação ortopédica personalizada, atendimento esportivo, pós cirúrgico e protocolo de tratamento não cirúrgico de coluna vertebral.

Leave a Reply

Your email address will not be published.