Drenagem Linfática no Pós-operatório de Cirurgias Plásticas

Ainda sobre o Universo da Drenagem Linfática, vamos abordar sobre os cuidados no pós-operatório de Cirurgias Plásticas!

O pós-operatório consiste em uma das fases mais importantes de uma cirurgia plástica. É através dos cuidados que ele exige, que os resultados esperados são conseguidos. Normalmente, são indicados em indivíduos que realizaram procedimentos como a lipoaspiraçãoabdominoplastiamamoplastia de aumento ou mastectomia, rinoplastia e ritidoplastia (lifting facial).

Durante essa fase, dependendo do procedimento realizado, o corpo pode acumular maior quantidade de líquido do que está apto a drenar fisiologicamente. Com isso, é importante tratar o edema, os hematomas e equimoses que podem surgir, além de auxiliar na recuperação e promover a melhora da circulação sanguínea, diminuindo as dores e facilitando a cicatrização da área.

Alguns cuidados devem ter maior atenção, para que sejam reduzidos os riscos da formação de:

Seroma – consiste no acúmulo excessivo de líquido presente abaixo da pele, próximo à cicatriz cirúrgica. Os líquidos acumulados são fluidos normais e não ocasionam mal algum, porém podem “deformar” as cicatrizes e torná-las pouco estéticas. Se não for espontaneamente reabsorvido ou não for drenado, o seroma torna-se encapsulado podendo evoluir para uma cápsula fibrótica.

Fibrose – consiste em uma cicatriz interna que surge através da formação de tecido conjuntivo após uma cirurgia plástica, podendo ocorrer em locais como os pequenos orifícios de entrada das cânulas de lipoaspiração ou até nas grandes cirurgias de abdominoplastia.

É importante salientar que com a Drenagem Linfática não há eliminação de gordura, ou seja, o que dá a sensação de emagrecimento é a diminuição da retenção de líquidos que acontece em regiões do corpo onde, normalmente, há acúmulo de gordura.

Referência

PARENTE, Evandro Luiz Mitri. Fazer Drenagem Linfática após cirurgia plástica ajuda na recuperação. SOCIEDADE BRASILEIRA DE CIRURGIA PLÁSTICA REGIONAL SANTA CATARINA. Disponível em <https://sbcp-sc.org.br/artigos/fazer-drenagem-linfatica-apos-cirurgia-plastica-ajuda-na-recuperacao/> Acesso em 20 ago 2021.

Leave a Reply

Your email address will not be published.