Dor Lombar Durante a Gestação, É Possível Tratar ?
A partir do segundo trimestre da gravidez, a barriga da gestante começa a se tornar mais pesada. Nessa fase, é importante que ela já comece a cuidar da postura, evitando dores na coluna nos próximos meses, pois aumento do peso gera um exagero nas curvas naturais da espinha dorsal.
Além de terapias manuais com um profissional qualificado, hidroterapia e massagens relaxantes que ajudam a reduzir tensões e dores, a postura adequada pode transferir o peso da coluna lombar para quadris, pernas e pés.
A postura inadequada impede essa transferência de peso, deixando-o acumulado na coluna lombar, provocando sobrecarga também na pélvis e joelhos.
Alguns cuidados podem facilitar a prevenção destas dores gestacionais: Sapatos adequados: conforto é fundamental, porque favorece a circulação sanguínea, evita câimbras e facilita o bom posicionamento de todo o corpo. (evite saltos altos e finos e sapatos com bicos estreitos).
Relaxar é tudo: na posição sentada, faça exercícios circulares nos pés pisando em uma bola de tênis. Para evitar câimbras, flexione o tornozelo para cima e para baixo. Outra sugestão é, após as caminhadas tranquilas, tomar um banho morno.
Ombros: usar bolsas leves e alterná-las nos ombros para não forçar um lado só.
Barriga: é importante não jogar o peso da barriga para frente, porque essa postura tensiona a parte inferior das costas e os músculos abdominais.
Ao sentar-se: para sentir mais conforto, coloque uma almofada ou duas no assento e outra para apoiar as costas. O objetivo é deixar a pélvis mais alta que os joelhos.
Deitar-se de lado quando, por exemplo, estiver assistindo à TV.
Levantar sem tensionar: quando estiver sentada, ficar com os pés separados e virados para fora, com os calcanhares no chão. Incline-se para frente, soltando o peso sobre os calcanhares ao levantar-se. Dessa forma, não há tensão sobre a região lombar.
–
Dr Ítalo Jorge – Fisioterapeuta (CREFITO- 275850-F)