Dieta para perder peso: conheça os 3 alimentos que deve cortar

Dieta para perder peso
Dieta para perder peso

Muitas pessoas fazem dieta para perder peso, mas esquecem que a perda de peso acontece de forma diferente em cada indivíduo, pois o processo envolve aspectos hormonais, estilo de vida e composição corporal. 

Por vezes, é um processo complexo e não acontece na mesma velocidade para todos. Mas, o que de fato importa em uma dieta para perda de peso? Continue com a gente e entenda! 

Existe a melhor dieta para emagrecer?

Na verdade, não existe a melhor dieta para perder peso! Existe a dieta que você se adapta melhor e por isso tem mais adesão e traz mais resultados.

Antes de qualquer coisa, precisamos entender que a perda de peso acontece através do déficit calórico, que é quando consumimos menos calorias do que gastamos.

Por esse motivo, a insistência em possuir uma dieta baixa de calorias e fazer uma atividade física regularmente, pois a atividade física vai aumentar o gasto calórico e com a ingestão menor de alimentos, vai acontecer o déficit. Usar um suco detox, também ajuda no processo.

Após, compreender de forma resumida como acontece a perda de peso, vale ressaltar que uma dieta baixa de calorias, chamada de hipocalórica, leva em consideração o uso de alimentos saudáveis e porções pequenas.

Então, acaba sendo uma dieta um pouco mais restritiva, as porções por serem menores, podem dar um pouco de fome no início.

Sendo assim, utilizar alimentos ricos em fibras pode contribuir com a saciedade. Ou ainda, usar dietas ricas em proteína, como a low carb e a cetogênica.

O que devo cortar para perder peso?

Você deve diminuir as quantidades. Toda e qualquer dieta para perder peso, vai estar centrada em consumir porções menores que as habituais.

Porém, é claro que alguns alimentos não trazem benefícios para a saúde e acabam promovendo o aumento do peso, por isso eles estariam dentro deste grupo de “cortes” que você deve fazer.

São eles:

Bebidas ricas em açúcar ou alcoólicas

Muitas pessoas não percebem, mas acabam consumindo uma quantidade enorme de calorias ao consumir refrigerantes, sucos industrializados e bebidas alcoólicas.

Troque por água com gás saborizada e chás gelados.

Alimentos gordurosos

As frituras e gorduras, acabam sendo um problema, pois são altíssimas em calorias, cada grama de gordura equivale a 9 kcal, enquanto cada grama de proteína equivale a 4 kcal, para você ter uma ideia da proporção.

Dessa forma, troque os alimentos fritos por preparações assadas e reduza a adição de gorduras nas preparações.

Sal

O sal em si não possui calorias consideráveis, mas ele aumenta a retenção de líquidos, e isso deixa uma sensação de inchaço corporal.

Diminua o consumo!

Comece pelo básico, coma alimentos naturais e integrais, faça uma atividade física, ingira bastante água, controle as porções dos alimentos e procure um nutricionista para te auxiliar no processo de emagrecimento.

Referências:

SBD-Sociedade Brasileira de Diabetes. Os alimentos: calorias, macronutrientes e micronutrientes. Manual do Profissional Capítulo 1, São Paulo, 2006. Disponível em: < https://crn5.org.br/wp-content/uploads/2013/05/Manual-CaloriasMacronutrientes-e-Micronutrientes.pdf>.

Fernanda Correia

Nutricionista graduada pela Universidade Tiradentes (2017). Sua afinidade com a área de nutrição clínica vem sendo cultivada desde a época da graduação, onde foi corresponsável pela criação da Liga Acadêmica de Nutrição Clínica (LANUCLIN-UNIT), grupo de estudos voltado para a atualização e discussão de conhecimentos. Fez parte do corpo clínico do Ambulatório de Nutrição do Hospital Universitário da UFS, como voluntária, onde acompanhava a evolução dos pacientes após o procedimento de Cirurgia Bariátrica. Além da Nutrição Clínica, também atua na área de nutrição e empreendedorismo sendo sócia fundadora da Elementar, que tem atuação voltada para o controle de qualidade e processos estratégicos dos serviços de alimentação. Público Alvo e Nichos: - Adultos - Qualidade de vida - Reeducação Alimentar - Emagrecimento - Nutrição associada à estética

Leave a Reply

Your email address will not be published.