Chá de Gengibre: Benefícios, como preparar e consumir

Chá de hibisco para emagrecer

O gengibre é uma raiz herbácea da família das Zingiberaceae, que é conhecido devido ser um potente termogênico, estando associado a perda de peso e redução do inchaço, utilizado in natura, no formato de pó ou no chá de gengibre.

Desse modo, o gengibre pode contribuir com a dieta, quando você o utiliza como chá, assim obtém todas as vantagens.

Vamos conhecer os benefícios do gengibre e como ele auxilia na perda de peso? Siga a leitura!

Benefícios do chá de gengibre para a saúde

Os benefícios do gengibre são muitos e ele contribui significativamente para um sistema digestivo saudável e queima de gordura. Confira 5 benefícios deste chá.

1. Auxilia na redução do peso

O chá de gengibre promove a perda de peso, porque aumenta a temperatura corporal, fazendo o gasto energético subir, esse processo é chamado de termogêneses, e ocorre através dos alimentos termogênicos.

Da mesma forma, os alimentos termogênicos, também, aceleram o metabolismo e devem estar associados a mudança de estilo de vida, através de uma alimentação saudável e atividade física frequente. 

2. Reduz a azia e náuseas

Outro benefício importante do chá é a redução das náuseas e azia, pois ele possui algumas substâncias que são anti-inflamatórias, são elas: gingerol, chogaol e zingerona. Além disso, diminuem a acidez estomacal.

Pensando nisso, ele é um excelente aliado para grávidas, pois na gestação ocorre muitos enjoos e azia.

3. Chá de gengibre melhora a imunidade

O gengibre é um poderoso antioxidante, que contribui para um sistema imunológico fortalecido, devido os antioxidantes eliminarem os radicas livres.

Além disso, aumenta a atividade de enzimas endógenas, como a superóxido dismutase e catálase, ele também preserva as vitaminas C e E no corpo.

4. Controla as dores de cabeça

No chá de gengibre você vai encontrar, gingerol, uma substância que age bloqueando a síntese de prostaglandina e reduzindo os sintomas de inflamação e dor.

Agindo diretamente nas dores de cabeça.

5. Diminui as cólicas da menstruação

A princípio, o chá possuir ação anti-inflamatória e analgésica, que contribui para redução das cólicas do período menstrual.

Como preparar o chá de gengibre para emagrecer?

A fim de obter os benefícios do gengibre sobre a perda de peso, você deve consumir o chá ao longo do dia, dividido em 3 horários.

Para preparar o chá:

  • Ferva 1 litro de água com 10 gramas da raiz de gengibre ou 1 colher de sopa de gengibre em pó.
  • Se utilizar a raiz, deixe ferver por 30 minutos, no caso do pó pode ser menos.
  • Beba sem acrescentar açúcar ou adoçante.

Contraindicações e efeitos colaterais do chá de gengibre

O chá só é contraindicado para pessoas que possuem alergia ao gengibre ou que estejam em uso de medicamentos anticoagulantes.

Por fim, os efeitos colaterais, se dão somente sob uso exacerbado do chá e estão relacionados à irritação do estômago e dores.

Referências:

MARTINS, E. R. et al. Plantas Medicinais. – Viçosa: UFV, 2000. 220p.

Fernanda Correia

Nutricionista graduada pela Universidade Tiradentes (2017). Sua afinidade com a área de nutrição clínica vem sendo cultivada desde a época da graduação, onde foi corresponsável pela criação da Liga Acadêmica de Nutrição Clínica (LANUCLIN-UNIT), grupo de estudos voltado para a atualização e discussão de conhecimentos. Fez parte do corpo clínico do Ambulatório de Nutrição do Hospital Universitário da UFS, como voluntária, onde acompanhava a evolução dos pacientes após o procedimento de Cirurgia Bariátrica. Além da Nutrição Clínica, também atua na área de nutrição e empreendedorismo sendo sócia fundadora da Elementar, que tem atuação voltada para o controle de qualidade e processos estratégicos dos serviços de alimentação. Público Alvo e Nichos: - Adultos - Qualidade de vida - Reeducação Alimentar - Emagrecimento - Nutrição associada à estética

Leave a Reply

Your email address will not be published.