Chá de Cúrcuma: Para que Serve, como tomar e contraindicações

chá de cúrcuma com limão

Com toda certeza, você já deve ter ouvido falar da cúrcuma ou até mesmo já ter usado ela como tempero, ou nas saladas ou ainda ingerido o chá de cúrcuma. Algumas pessoas a conhecem por açafrão-da-terra e açafrão.

A cúrcuma pertence à mesma família do gengibre e tem uma cor mais alaranjada. Vamos conhecer alguns benefícios dessa maravilhosa planta medicinal? Confere abaixo!

Para que serve o chá de cúrcuma?

O chá de cúrcuma é usado desde a antiguidade para auxiliar no controle da saúde, devido seus diversos benefícios, atualmente ele também tem sido muito associado ao emagrecimento e redução de medidas corporais.

Abaixo, listamos alguns dos muitos benefícios que ele promove.

Contribui com o emagrecimento

O chá de cúrcuma aumenta a perda de peso e faz emagrecer, devido sua potente ação diurética, dessa forma também reduz o inchaço.

Além de contribuir para a perda de gordura hepática.

Melhora quadros de diarreia 

A cúrcuma trabalha no sistema gastrointestinal, aumentando o controle do intestino, devido ser obstipante, reduzindo assim a motilidade.

Protege o corpo de resfriados e melhora a imunidade

Por ser rica em vitamina C, a cúrcuma contribui com a imunidade. É um potente antioxidante, que atua reduzindo os radicais livres gerados pelas infecções.

Além disso, sua ação antiviral, antibacteriana e antifúngica, protege o corpo do surgimento de doenças.

Melhora o colesterol

O colesterol alto é um risco para o desenvolvimento de doenças do coração, o chá de cúrcuma contribui de forma significativa para reduzir o colesterol, devido à presença da curcumina.

A curcumina, não só diminui o colesterol, como também protege o coração, por ser um antioxidante forte.

Como tomar o chá de cúrcuma?

Para obter os benefícios do chá de cúrcuma, principalmente em relação à redução de peso, você deve usar o chá todos os dias, no mínimo 2x ao dia.

Aqui vamos te passar uma receita infalível de chá de cúrcuma com limão. A junção dos dois facilita ainda mais a perda de peso, pois o limão limpa as papilas gustativas, contribuindo para controlar o consumo de doces.

Chá de cúrcuma com limão

Ingredientes:

  • Cúrcuma em pó 1 colher de chá cheia;
  • Limão 2 fatias;
  • Água filtrada 1 xícara de chá.

Modo de preparo:

  • Quando a água estiver fervendo, adicione as fatias de limão e a cúrcuma em pó, desligue o fogo e tampe;
  • Deixe descansar por 15 minutos e já pode consumir. Utilize o chá morno, antes das refeições.

Contraindicações no uso do chá de cúrcuma

Apesar de possuir diversos efeitos protetores e ter alto poder antioxidante, é importante ressaltar que pode surtir efeitos adversos, como constipação e irritação.

Caso seja utilizado em quantidade excessiva.

Está contraindicado, para:

  • Quem possui obstrução de ductos biliares;
  • Pessoas que usam remédio anticoagulante;
  • Quem tem alergia à curcumina;
  • Qualquer pessoa com distúrbios hemorrágicos.

Após conhecer os benefícios e contraindicações, aproveite as vantagens de usar esse chá maravilhoso!

Referências:

MARCHI, J. P. et al. Curcuma Longa L., o açafrão da terra, e seus benefícios medicinais. Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR, v. 20, n. 3, 30 mar. 2016.

Fernanda Correia

Nutricionista graduada pela Universidade Tiradentes (2017). Sua afinidade com a área de nutrição clínica vem sendo cultivada desde a época da graduação, onde foi corresponsável pela criação da Liga Acadêmica de Nutrição Clínica (LANUCLIN-UNIT), grupo de estudos voltado para a atualização e discussão de conhecimentos. Fez parte do corpo clínico do Ambulatório de Nutrição do Hospital Universitário da UFS, como voluntária, onde acompanhava a evolução dos pacientes após o procedimento de Cirurgia Bariátrica. Além da Nutrição Clínica, também atua na área de nutrição e empreendedorismo sendo sócia fundadora da Elementar, que tem atuação voltada para o controle de qualidade e processos estratégicos dos serviços de alimentação. Público Alvo e Nichos: - Adultos - Qualidade de vida - Reeducação Alimentar - Emagrecimento - Nutrição associada à estética

Leave a Reply

Your email address will not be published.